Voltar ao topo

Oficinas para elaboração do Plano de Mobilidade são realizadas em Pinhais

Na última semana, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo, promoveu Oficinas de Leitura Comunitária. Estes encontros fazem parte da elaboração do Plano de Mobilidade do município e foram realizados no auditório da Casa Amarela, na sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada no bairro Weissópolis.

“Durante a realização das oficinas, a equipe técnica municipal e representantes convidados da população, empresas e organizações sociais puderam discutir temas relevantes a respeito da mobilidade em Pinhais. Também foi possível levantar os pontos mais críticos do trânsito e do transporte no município”, explica Leonardo Batistella Favretto, do Departamento de Planejamento Urbano.

Seguindo as orientações e a metodologia proposta pela equipe de consultores da Cidade Viva, empresa contratada para a elaboração do Plano de Mobilidade, as reuniões foram realizadas nos dias 14 e 15 de julho. 

PlanMob

No mês de janeiro, a Prefeitura deu início à elaboração do Plano de Mobilidade Urbana - PlanMob de Pinhais. Para a produção do plano, é necessária ampla participação e máximo envolvimento da população em todas as suas etapas. Para isso, durante todo este ano, são realizados diversos encontros, como as oficinas e as audiências públicas, que permitem levantar as principais demandas dos munícipes de Pinhais.

O Plano é uma ferramenta estabelecida pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), instituída em abril de 2012 pela Lei Federal nº 12.587, e deve ser integrado ao Plano Diretor - que também se encontra em processo de revisão neste ano. 

Serviço

A agenda de eventos, o resultado das oficinas e todo o processo de elaboração do PlanMob podem ser acompanhados pela página: https://mobilidadepinhais.com.br/. Nela também é possível preencher uma consulta on-line e entrar em contato com a equipe responsável pela elaboração do plano.